domingo, 27 de junho de 2010

O Ateísmo! = Marinheiro Fuzileiros C.FZ Nº 2

Artigo que me foi enviado pelo Fuzileiro Agostinho Teixeira Verde

Será que existe, de facto, o ateísmo ou somos nós que o fazemos? Será que o ateísmo é uma atitude adoptada por alguma gente, quer por ignorância, quer por falta de investigação séria?.  É que o ateísmo torna a vida mais fácil, sem contas a prestar pelo bem ou pelo mal. Mas, se eu ou nós, conhecemos tantas pessoas que se dizem ateus e, são pessoas sensatas, delicadas, afectuosas, compreensivas, respeitadoras e que possuem uma alma a transbordar de amor por todos e por tudo aquilo que necessita de ajuda e entrega sem olhar a retribuições, como podemos, então, dizer ou admitir que são mesmo ateus? O problema reside e consiste, não na falta total de fé, porque não existe alguém capaz de viver sem ela. A fé acompanha toda a criatura no mundo: a fé numa boa viagem; num exame; nos negócios, num emprego, num nascimento de um filho e até na sorte de um dia acertar nos mágicos números do “milhões”.
    Assim sendo, logo vemos que a fé existe e só a levamos ao encontro daquilo que nos parece mais susceptível de acreditar. Quando exclamámos que não acreditamos nisto ou naquilo, fazemo-lo, geralmente, sem pensar ou reflectir um pouco sobre o caso em questão. Ora, vejamos algumas sugestões ou opiniões que me apraz transcrever:
    Faz naturalmente falta a todo o crente, conhecer a fé de grandes cientistas que, depois de aturadas investigações, chegaram à fé na existência de Deus Criador que explique a existência de todo o Universo.
    É sobejamente conhecido o grande cientista e biólogo, Francis Collins, americano de renome internacional que deixou o ateísmo para passar a acreditar em Deus. O ateísmo nem sequer é uma religião, mas apenas um adjectivo qualificativo daquele que afirma que não crê e, normalmente nem sabe o porquê…
     Francis Collins, nomeado Director do Projecto Genoma (?), é um dos responsáveis pelo feito extraordinário da leitura do “genoma humano” em 2001. Foi o cientista que em todo o mundo mais estudou genomas com vista à cura de doenças.
     Não obstante a crítica de seus colegas ateus, Collins pertence a um grupo de cientistas que aceita que a investigação do mundo natural não entra em conflito com a fé religiosa: a ciência e a fé não são incompatíveis, mas complementares.
    Como médico, Collins surpreendia-se com a “segurança e a paz” que a fé transmitia a alguns dos seus doentes.
    Entretanto, visitou um pastor metodista que lhe emprestou um livro de Lewis, intitulado “Mero Cristianismo”. À medida que o lia, Collins sentia que as razões do autor eram as mesmas dele. Tinha sido ateu e convertera-se.
     O que muito o impressionou foi a presença da obrigação moral em toda a gente de qualquer raça e cor, de crianças a adultos. Esta lei moral que está em todos os homens donde vem?
   Durante uma década a estudar células com o grupo em sua colaboração, descobriu o “rascunho inicial do genoma”. O Presidente dos Estados Unidos da América, na altura, Bill Clinton, anunciou, feliz, ao mundo este feito de Collins, com estas palavras: “Este é o mapa mais importante e maravilhoso nunca antes produzido pela humanidade. Hoje estamos a aprender a linguagem com que Deus criou a vida”.
   Collins escreveu então o seu livro “Linguagem de Deus” que tem por finalidade reflectir sobre a harmonia entre a ciência e a crença em Deus. “O Deus da Bíblia é também o Deus do genoma. Podemos adorá-lo na catedral ou no laboratório…”
     Diz Collins que “quase todos os físicos e cosmólogos aceitam que o Universo nasceu há catorze milhões de anos, no momento chamado Big Bang. Essa explosão implica uma pergunta: O quê ou quem a provocou?
     “O Big Bang exige uma explicação sobrenatural, obriga a concluir que o Universo teve um início definido. Só uma força divina, fora do espaço e do tempo. A ciência tem o seu campo de acção na explicação da natureza, mas é incapaz de nos dizer a razão porque existe o Universo, que sentido tem a nossa vida ou o que podemos esperar depois da morte.” – (Collins)
   Podemos desenvolver este tema através do livro “Dez ateus que mudaram de Autobus” de Ramón Ayllón.
   Neste mundo contemporâneo
Neste mundo contemporâneo
Onde se julga haverem ateus
Existem alguns por escárnio
Com menos fé em Deus

Aquele que se diz, não crente
Ajudai-o a pensar melhor
Há-de sentir outra mente
Virá ao encontro do Senhor

Quem disse, amigos meus
Que no mundo em que viveis
Se não acreditais em Deus
De algo, se calhar, padeceis

Porque no meio de tantos irmãos
Quem os pode considerar ateus?
Existem apenas, incrédulos cristãos
Que se esqueceram de Deus!

(Verde)

2 comentários:

  1. Este é o meu primeiro comentário no novo blog do nosso grande amigo Valdemar, uma estreia absoluta!
    O tema acerca de Deus não é consensual e duvido que venha a sê-lo algum dia e por muitas razões e diversas... Claro, que há quem dê de barato acreditar por acreditar em Deus, até porque a coisa é bem fácil, quando desde o berço vemos todas, mas todas as religiões a passar a sua mensagem e vão ao cúmulo de comprometer bébes com actos que em minha opinião só muito mais tarde se lhes deveria colocar!
    Quando falamos de Deus, falamos de religiões que são quem mais propaga essa possibilidade e aqui ocorre perguntar:- Porque não uma única religião em vez de centenas? Se afirmam que há um só Deus, então uma única religião... Cheira-nos a negócio e a profissionalismo, ou será que não?
    Depois a questão da bíblia! Mas a bíblia foi escrita por homens, mais antigos que nós e logo mais primários... Sim ou não? De resto como todas as religiões que existem à face da Terra foram invenções do homem e que quanto a mim, partiram da ideia dos mais inteligentes dos tempos antigos para conterem ou controlarem os homens mais primitivos, tarefa difícil e percebemos porquê... Havia que os conter...
    Já nem vamos trazer para a discussão as guerras que essas religiões criaram através dos tempos e que não assumem... antes escondem para baixo do tapete.
    Em contraponto, os que não alinham nessas religiões mais ou menos oficiais, ainda não protagonizaram nenhuma guerra, o que equivale a dizer que são, ao fim e ao cabo pacifistas militantes, o que até nem é mau...
    É verdade que os cientistas estão de ambos os lados, mas isso não é determinante, mas pode influenciar... lá isso é verdade!
    Diz-se que o Universo começou com o Big-Bang e os mesmos cientistas estão convictos que o fim do Universo será com o oposto do Big-Bang que gerou o princípio... Será que estão todos de acordo?
    Quanto à referência a Clinton vale o que vale e o mesmo diria o "nosso" Cavaco que além de ser crente até engrossa as fileiras do Catolicismo, mas logo a seguir aprova os casamentos homo que essa igreja renega e não esconde...
    Há ainda um aspecto que queria focar e que me causa alguma confusão! Estou concretamente a referir-me à grande massa humana que passa toda a vidinha a pedir e a rezar que Deus o ajude nisto e naquilo, numa pedinchice diria que egoísta, que desde o tal berço lhes ensinaram, mas que dificilmente fazem coisas pelo seu semelhante e até por eles próprios...
    Querem a todo o custo comprar o seu Deus, e, até, por vezes, deixam as suas fortunas com o engodo de entrarem num Céu, que em boa verdade ninguém conhece, mas querem crer que exista, pelo menos para eles próprios!Já seria tão bom!
    Acerca da Ciência e dos cientistas aí a coisa muda de figura, porque independentemente do sim e do não acerca de Deus, têm feito um trabalho notável para a Humanidade e ganham bem menos que jogadores de futebol, muitos deles! Presto-lhes a minha singela homenagem, porque representam o topo do melhor que o Homem é capaz! É esta gente ou os seus seguidores, que podem descobrir a cura de doenças terríveis como o cancro e Alzeimer!
    Foi um prazer poder dar a minha opinião neste blog democrático e pluralista!
    UM ABRAÇO PARA O AMIGO VERDE!
    PIKÓ

    ResponderEliminar
  2. Eu também gostaria de fazer um comentário bem formulado como o do Pikó, mas temo entrar por caminhos que gerem mais polémica e não sirvam para coisa nenhuma.
    Respeito a religião de cada um dos meus amigos e não gosto de nenhuma. Não há uma única em que não veja defeitos. E porquê? Porque todas enfermam do mesmo mal, foram criadas pelo homem à sua imagem e por interesse próprio.
    Da religião católica e dos seus escritos guardo um princípio que procuro não esquecer e que reza assim:
    Quem for livre de pecado que atire a primeira pedra.
    Se me perguntarem que homem admiro e está para mim acima de qualquer «santo» venerado no mundo, dir-vos-ei - Ghandi.
    Se me perguntarem que religião sigo, responder-vos-ei - a minha própria, aquela que se rege por princípios em que acredito e sigo com todo o rigor.
    E se me perguntarem se acredito em Deus, com toda a sinceridade terei que dizer «sim». Mesmo que o mundo, tal como o conhecemos, seja o produto de um Big-Bang que ninguém consegue explicar, terá que existir um ser superior que está por cima de tudo isto. A perfeição da natureza em todo o seu esplendor, o ciclo imparável das estações, a maravilha da genética, não podem ser obras do acaso. Tal como os nossos antepassados mais remotos adoraram o Sol ou o Fogo eu também adoro um ente superior que criou esta maravilha de mundo onde vivemos, mesmo sem saber quem é, onde está ou que aspecto tem!

    ResponderEliminar