domingo, 28 de novembro de 2010

A Guerra aos Índios e outras Traquinices.

O indesejável Carneiro.
O carneiro continuava a ditar as suas leis, e a nós: só nos restava dar às de vila diogo,(Acelarar, Fugir) sempre que ele andasse por perto. Mas as coisas complicavam-se, porque nós tinhamos de ir buscar as ovelhas, ao mínimo descuido , lá vinha ele todo investido, a nossa defesa era a de sprintar -mos mais que ele. Não tinha a mínimo respeito, nem pelos Pombas .
   Mas custou  o Ti Zé das Pombas a vendê-lo,aliás só o fez memsmo depois de muitas queixas dos filhos.O citado animal, era inteligentíssimo e (ciúmentíssimo com ovelhas por perto aumentava a sua agressividade) media as pessoas e só ataca a quem ele sabia que podia dominar. Mas o Bano e Tono Pombas os responsáveis de o levarem a pastar, tal como todos nós, também tinham de acelarar, não tinha pingo de respeito, nem por quem o levava a pasytar (comer)  Deve ser daquí, que vem a Escola para os nossos actuais Governantes, para a continua  falta de respeito e seriedade pelos indígenas .
A muito custo o Ti Zé lá teve que o Vender ao Tino de Gondarém que de imediato lhe aplicou a doença da faca e poucos minutos acabou com a sua total resisitência.
(Que se saiba não teve direito a deixar em testemunho o seu último desejo, mas é fácil deduzir que seria;- Turrar, Turrar e Turrar seguramente que a maior vítima fui eu, e o que mais comi por medida)
Admitido no Grupo Etário quando prestes a fazer cinco anos.
Ainda não tinha cinco anos, quando então fui admitido , no grupo dos pistolas maiores que íam até aos seus nove anos. Alteraram as regras, e decidiram que a partir dos qutros anos já poderiamos integrar o grupo. Não Ía para lá  dos oito anos, pois a partir desta idade; ai daquele que os pais o vissem ou soubessem, que os mandriões andavam nos jogos do peão, guerra do lodo, às escondidinhas, casinhas etc.etc. Pois já estavam na idade de trabalhar e não de brinacar. ( Naquele tempo, o fazer Filhos era um investimento para dar lucro e não como nos dias de hoje e de há muitos anos a esta parte, um filho é um investimento de enorme despesismo, e um  investimento que teremos de fazer, durante anos e anos, sabendo-se que se trata de um investimento que jamais será reembolsado). (Dinheiros gastos com a Edução dos Filhos.)
Havia regras severíssimas a cumprir . ( Um tipo R.D.M.)
Entre nós esses treinos eram quase diários, que neste grupo já faziam mossas, mas que aquele que fosse fazer queixinhas era excluído por o tempo a que viesse a ser condenado, vos garanto que a disciplina era mais rígida que na Briosa, não havia a menor hipótese de se dar o salto, ou irmos para outro lado.
Guerra aos Indíos (Bolas Secas de Lodo)
A guerra aos Índios, era aquela que  mais penalizava os mais pequenos, que para poder participar nas outras tinhamos de entrar nesta, e que há hora marcada ninguém podia faltar.
Antes de a guerra se iniciar, todos tínhamos de fazer novas bolas, para serem postas a secar durante uns poucos de dias, para que ficassem duras para poderem ter o efeito desjado. ( O lodo seco, fica  como o barro duríssimo e não se desfaz com facilidade)
Constituição das Equipas. ( As escolhas)
As equipas: eram formadas naquele momento, os dois mais velhos, davam uns passos até tocar o pé um do outro, o último a dar o passo era o que começava a escolher, seriam escolhidos um de cada vez,e em alternância,  que seria o método utilizado nos restantes jogos que fossem formados por equipas.
Marcava-se uma distância, fazia-se um risco de cada lado e era dali que se tinha de arremessar, cada jogador escolhia o alvo que deseja-se a tingir, a equipa que mais acertasse era a vencedora.
 Cada jogador, tinha direito a atirar três vezes. Normalmente, os mais velhos escolhiam os pequenos e os mais pequenos escolhiam os maiores, os primeiros porque tinham melhor pontaria, os mais pequenos porque se tornava mais fácil enos dava um prazer imenso lhe acertar,(era uma festa), os ssprimeiros nos mais pequenos, que depois se divertiam a ver-nos a gemer e continuando activos na guerra como bom ìndio,e porque ainda  mais fácelmente  poderiam ganhar o combate.  Taça normalmente era uma Cavilha Grande e cheia de Ferrugem que no outro dia tinha de ser devolvida.
  Eram do Mudo,( este mudo um rapazinho já de vinte e muitos anos) que tinha várias, uma para cada das diversas corridas  e atribuídria uma a cada.
    O Pai dele era Carpinteiro dos Rabões,  como tal tinha facilidade em compradar as respectivas e   trazer  depois o mudo as trazer para dar de Prémios.
 Quando nos acertavam e poucas vezes vezes falhavam, por vezes fazia moça, "mas em carne de cão no outro dia está são "era como o Ferreiro a bater em ferro malhadilo). 
Assim acontecia. Era sofrer e não gemer, porque se o fizemos ainda havia treino a seguir, umas palmadas e uns pontapés. E na próxima batalha não ter direito a participar. Não poderia haver castigo mais penalizante.
Seria violência doméstica? Ou um enorme e valioso contributo para o nosso Mundo maravilhoso em que vivíamos?
Adoravamos viver e isto dava a todos o poder rir do sofrimento do parceiro e quando ganahvamos era uma tarde de festa, que se mantinha até à próxima batalha   .
 Cenas Próximo Capítulo = Novos jogos e mais traquinices.
Quem não se recorda dos Folhetins da Rádio ?!!!
Recordar é Viver Dias Vezes.
Este será o meu  e vosso  se o desejarem Folhetim.
Obrigados por terem pachorra.
Nota: - Filho da escola Virgilio e aos outros amigos, sempre que não percebam uma palavra, façam-lhre referência que eu escreverei o significado.
 (Um Abraço de um Puto Traquina do Douro)

2 comentários:

  1. Fico à espera... Os folhetins no Rádio Clube Português ás 14.30 depois do Patilhas e Ventoinha (Parodiantes de Lisboa) nunca mais tinham fim. Houve um que era "o Simplesmente Maria", não era?!... Ajuntavam-se as vizinhas todas lá em casa e era uma seca do catano... E todos patrocinados pelo "TIDE" o que lavava mais branco!
    Valdemar Alves

    ResponderEliminar
  2. Estás a ir bem Amigo, ou então sou eu que já estou a ficar mestre ao perceber toda a mensagem, vais ver que ficamos os dois a ganhar, tu que te vais esmerando na escrita para todo o Pais, e eu que vou entendendo algumas das palavras utilizadas por aí.
    Hoje despertaste-me para uma recordação que tem a ver com carneiro, vai depois espreitar ao meu blog para leres do que se trata.
    Uma abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar