sábado, 27 de novembro de 2010

Escurraçado da manada = TUDO À CARNEIRADA.

Excurraçado como um Cão do Grupo. PERSONA NÃO GRATA.
Se vivia e convívia com eles antes, porque carga de água, quando souberam que eu tinha mudado definitivamente para Cancelos, não só não me admitiram nas brincadeiras, como ainda me corriam a toque de caixa, e as próprias miúdas, aproveitavam o rufar dos bombos para me tosquiar o pêlo.
POIS É:- Nesse tempo ainda não havia a violência Doméstica.
     - É que a minha vinda para a casa no Tapado do Coelho, implicava a saída do Pires para outra casa em Sebolido.
    Ainda e para complicar-me mais a vida, existia  um Mudo e como o Tono Pires, era um membro preponderante no grupo,  não me aceitavam, talvez porque acreditassem ser eu o culpado de se ter criado essa situação..
DAR A VOLTA POR CIMA, E VIRAR O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO!
    Esta situação ainda se manteve por um tempo alargado, mas aos poucos fui começando a acertar o passo aqueles que eu sabia, que ao bolhar ( andar à porrada) com eles, lhe acertaria o passo. Que  tinha que ser mais gabirús que eles,e que só assim conseguiria com que eles se tornassem meus amigos.
     Assim foi:- aos poucos fui acertando o passo a uns dois ou três, mas o maior problema, era o Fifas! Não podendo com uma gata pelo rabo, tinha cá uma destas pontarias no atirar de pedras, que era um galo certo.
  Esse bom malandro, foi mesmo dos últimos e o maior obstáculo para tornear. Valia-se do Irmão mais velho, "o Velhinho" que tinha mais uns dois anos, e era um tipo com muita força. Mas já tinha uns aliados, incluindo a simpatia do Velhinho, então o Fifas foi obrigado a ceder.
MAS QUE GALO!!!
FOI HÁ CORNADA
     Quando as coisas pareciam normalizadas e a amizade entre mim e os Pombas, começava a ser uma realidade, o Pai deles compra um Carneiro, o Albano, que tinha umas Goelas que quando berrava, dava a sensação que até as fragas da Abitureira tremiam (Herdada a Goela da Mãe Teresa) e toca a chamar-me para ir buscar as ovelhas da minha avó e dar-me a novidade da nova aquisição.
              Nem de propósito; vem com o animal e nada se passou, quando eu venho perto dele e começo a falar com o Pombas, ele bem a correr, o Pombas que era um ano mais velho que eu, foge para uma carvalheirita e sobe, ele bem contra mim à torrada, caí e ele levou-me assim mais de uma dúzia de metros, tendo eu ficado cai e não cai ao Rio, e a corrente era significativo e eu tinha os meus cinco anitos.
     Pos-me o corpito todo negro e pisado. 
 Vinha treinado e depois atacou -os a eles e o Pai acabou por ter de o matar.
 Mas antes ainda deu uma marradas no Tono Pombas.
 Coincidência ou talvez não, quase no mesmo ´local o Pires tinha caído com dois anos de idade e ficou preso num ameeiros e só por isso não caíu ao rio. Se tal acontecesse,tinha ído, porque não estava por ali ninguém para o socorrer.     
AS GUERRAS COM AS BOLAS DE LODO,  IR PARA O RIO E AS LINHAS de REMENDAR:
        Cena do Próximo capitulo

3 comentários:

  1. Quando mataram o Albano... foste convidado ou não sobrou nada?!
    Valdemar Alves

    ResponderEliminar
  2. O homem esteve quase no vai e não vai, virou a coveiro,até terra teve medo de ficar envenenada com tal peste.
    Há uns meses meteram-lhe uma alga na pillita, mijava pró saco, tiraram-lhe a coisa, diz ele que não deita p´ra fora, mas que está em grande forma.
    A mulher dele que é Teresa e a que lhe diz sempre:-`´O meu Baninho tem sempre a coisa tão tesa.
    Xará :- É dos livros... O Baninho também foi Pescador e Caçador, mentiroso já tinha recebido a herança da Mãe que era Pescadora e do Pai Caçador.
    Ele jura a sete fés que engrila mesmo, e é sempre a sarrefear três a quatro vezes por semana, a entrar nos 69, é uma média excepcional. Agora vá-se lá saber, a mulher ajuda à missa mas a coisa não deve engrilar, mas se calhar entra murcha.
    Vais ouvir falar mais neste bem comportadinho Pombas.
    Um abração da minha Juventude.

    ResponderEliminar
  3. Assim está bem, já retirastes o «calão» e compreendo tudinho, talvez que o problema até nem seja da escrita, pois cá o rapaz está a ficar lerdo das ideias, e tem que ser tudo direitinho para ele perceber, mas podes continuar a usar calão e depois naquelas palavras que sabes que são aplicadas no Norte traduzes como fizestes numa desta mensagem, isto para ti não é trabalho, consegues dar a volta a já não sei quantos blogs, dá um jeitinho para os «sulistas» pouco viajados para Norte, compreenderem tudo.
    Um, abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar