quinta-feira, 8 de julho de 2010

Alcoolismo Juvenil. Não para de aumentar.

Os Jovens começam a beber cada vez mais cedo e em cada em vez maiores quantidades:  o início do consumo de álcool está a aumentar entre os 15 e os 17 anos. O mais grave é que são os Pais que financiam estes comportamentos de risco.
     As noites são grande e têm vindo a ter uma frequência crescente de jovens adolescentes que, ao fim-de-semana, "fazem a festa, lançam foguetes e apanham as canas". Por serem presenças constantes e "bons clientes", são os principais frequentadores de alguns bares e discotecas que, à porta aberta, não controlam idades nem consumos.
O consumo de álcool por adolecentes, em Portugal tem aumentado nos últimos anos. É na pré-adolescência que acontecem  as primeiras saídas à noite, que muitas vezes não têm hora para terminar. Sendo este um problema de difíceis contornos,  já que a sociedade tradicionalmente consumidora de álcool. Não podemos esquecer que Portugal ocupa o oitavo lugar no consumo do álcool mundial, per capita.
     A cerveja ainda é a bebida mais consumida mas com tendência para baixar, porque muitos jovens rapidamente começam a optar por licores, bebidas brancas e por "cochtails de alta graduação alcoólica", e os conhecidos "shots.
     A única forma de travar este flagelo é a divulgação e prevênção dos malefícios do álcool, quando consumido excessivamente.
     As bebidas brancas acima encionadas rápidamente tornam os Adolescentes dependentes.
      Não beber um copo, não é vergonha. Vergonha é beber um copo a mais.
                  Pela sua saúde e felicidade se beber faça-o regradamente

2 comentários:

  1. Amigo Valdemar
    Nos nossos tempos de Juventude, já se bebia,eu por exemplo comecei no dia que fui trabalhar para o campo tinha 11 anos, mas dizia-se que dava força, pois a beber água não aguentávamos aquele trabalho de sol a sol.
    Hoje é por desporto, e aquelas bebidas que descreves, que me dizem parece pólvora, nem sequer é por gosto, é mesmo para ficar k.o. os Governos e Autarquias tinham o dever de fazer mais para evitar a perdição de muita juventude.
    Um abraço
    Virgilio

    ResponderEliminar
  2. Pois é Amigo hoje está provado que mesmo essa água pé só atrofiava as crianças e são falsos conceitos porque o álcool nem dá força nem mata a sede.
    Qundo se fala dos Short´s é composto por bebidas destiladas que têm uma graduação alcoólica na ordem dos 45 graus, para se fazer uma comparação o Vinho em média tem 12/13 graus.
    Infelizmente estes relatos são a verdade pura.
    Eu como Monitor conheço a situação e sei que assim é.

    ResponderEliminar