domingo, 12 de dezembro de 2010

A Minha Homenagem à Ti Teresa Pombas

                 Só se morre, quando deixamos de estar no coração de alguém.    
  Não a que desejaria mas a possivel.
    Esta grande Senhora com um enorme coração, foi durante os meus primeiros vinte anos uma referência e aquela que muito acompanhou a minha vida de Criança.
   Sempre tive por ela um carinho enorme.
   As consequências da vida, não foram muito favoráveis, para que nestes últimos anos eu tivesse uma vivência como desejaria e ela mereceria, mas por razões que me são alheias, tive de optar por este procedimento.
  Parava várias vezes a conversar com ela, e ela lamentava-se por coisas que ela considerava serem de uma tremenda injustiça, e que julgava não merecer, mas ao que me era dado saber, ela teria sido mal aconselhada e deixou-se arrastar e tomou posições que não devia, daí que tivesse ocasionado divergências entre filhos.
 Quando somos amigos de uns e outros não podemos nem devemos estar a tomar posições que não sabemos se estarão a ser correctas ou não. Correndo o risco de estarmos a ser injustos e virmos a ganhar inimizadas indevidas.
       Uma péssima notícia.
        Hoje quando encontrei um dos seus filhos ele informou-me que ela foi internada à dois dias no Hospital de Penafiel e que se encontra em coma profunda, que  segundo os médicos dali, não há a esperar mais nada.
     Livrou-me muitas vezes de apanhar grandes tareias, chegando mesmo a encobrir malandrisses e sacanisses que eu e os seus dois filhos praticavamos, e ela, sempre deitava água na fervura.
    Quando a minha Mãe se lamentava com ela a respeito de mim, ela sempre lhe tornava como resposta :- Não os podemos matar, eles são nossos filhos, e os meus não são melhores.
  Verdade que quer o Albano, quer o António não eram muito melhores que eu.
Também era dois bons tratantes, embora por vezes traiçoeiros, participavam e depois vinham descobrir e jurar a pés juntos que não tinham estados envolvidos.
  Costuma dizer-se que enquanto à vida à esperança, mas ao que parece, a Ti Teresa nos seus noventa e dois anos certamente não terá muitas defesas, o que levará a que as esperanças sejam muitissimo poucas.
   Deixa este mundo, seguramente descansada e sem remorsos. Ciente do dever cumprido, esta senhora criou uma filha do homem, que quando casou com ela era viúvo e foi ainda Mãe de mais seis filhos e soube   dar-lhes a todos uma educação que lhe permitiu, a que eles podessem viver a vida com toda a dignidade.
   Que saudades do tempo dos meus primeiros anos, quando eu pescava com ela na rede do Sável e da Lampreia.
    Quando se verificar a sua  partida física vai deixar em mim e em todos os que com ela conviveram um enorme vazio, e Cancelos, não ficará pobre, mas sim  ficará muito mais pobre, pois  perde uma Senhora que foi uma referência para este pitoresco Lugar.
   Obrigada por tudo Ti Teresa.
  Entrada para a Escola e a morte da Ovelha

Sem comentários:

Enviar um comentário