quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Nós e os Miúdos de Sebolido e entrada na Escola

C.T.T: Caramba Tanto Trabalhavamos !!!
Para um puto que ainda se preparava para entrar na Escola Primária,e que contava já com um passado de tal  traquejo, para que o comportamento fosse um pouco para além da idade que tinhamos.
     Pois todo aquele movimento dos jogos, a vida da pesca, os dos desafios que faziamos ao Rio,para aprender a remar e nadar, roubar as linhas do carrinho de linhas de coser as roupas, das nossas mães para aprender a fazer redes e pardelhos, "para pescar ao peixe miúdo", a obrigação de termos de olhar pelos irmão mais novos, eram um desafio constante e as faltas contantes do não  cumprimento com as regras que nos eram impostas, as justificadas razões  que levavam a que os nossos PAIS nos castigassem com porrada, que era a fruta desse tempo, por ir roubar fruta etc. etc. Advinhava-se  que  a nossa entrada para  a Escola  não nos iria trazer um modificação de comportamento de forma a que as professoras viessem a ver em nós crianças exemplares, e a terem uma vida fácil, nem elas também estavam muito interessadas em que isso acontecesse. Eram pouco pedagógicas. Também na Escola a prática corrente a aplicar para com os meninos mal comportados, eram os castigos de Régua e "Régua com milheiros" para as penas mais gravosas, e Cana da Índia,"pela cabeça, orelhas, a que nós mesmos as trazia -mos para a entregar à Professora e normalmente eramos os primeiros a sermos a estreá-la etc.
     Ainda para complicar  mais as coisas, nos iríamos juntar aos miúdos de Sebolido, a maioria filhos de lavradores e que pouco convívio tinham, já que ainda não havia Estrada nem luz Eléctrica.
Todo o transporte de mercadorias  eram feitos por barcos via Rio.
  Juntavam-se ali por vezes muitos barcos Rabelos e os Pescadores do Sável e Lampreia, onde nós por ali andavamos e ouviamos as conversas de gente adulta, o que contribuía para a nossa maior traquinice.
   Contrapunha com os miúdos de Sebolido que andavam nos campos e pouco conviviam entre si e até os filhos dos donos das terras eram pelos pais coniderados meninos de bem e proibidos de se misturavam com os filhosdos caseiros (lavradores os que amanhavam as terras) que eram os que lhes trabalhavam as terras e lhes pagavam renda.
     ENTRADA PARA A ESCOLA
Não foi difícil à professora obter informações detalhadas sobre o comportamento dos novos inclínos.  Quando entrei já  ela me tinha seleccionado a  ocupar uma carteira e do lado direito do corredor, sendo que o outro seleccionado para ocupara a mesma carteira  era  o Fifas (uma boa prenda) que só entraria uma semana depois, mas ela já tinha decidido aquele lugar ao meu lado que seria ocupado por ele.
   Bem tentei arranjar pretextos para que ela nãos nos meter juntos, mas de nada valeu.
   Tudo correu bem enquanto o Fifas não chegou, eu estava a gostar daquilo, pois os dias foram passando sem que os meus Pais me limpassem o pó e a Professora me chamasse à atênção. Estava a entrar num mundo do país das maravilhas.
    Já sabia que isto só duraria até ao dia que o Fifas entrasse na aula. Não me enganei, e logo no primeiro dia e sómente passada uma horita, o Fifas começa a conversar, eu respondi-lhe e ela que esperava aquele momento certo, não o perdeu, e vaí da sua Secretária atira com a Régua que bate na esquina da Carteira do meu lado e parte ao meio.
     Levantou-se,veio direita a mim e puxa-me uma orelha e o Fifas foi logo avisado, com um amarelo avermelhado.
     Começamos a medir os cantos à Escola e vimos logo que as Janelas não tinham vidros!!!
      Primeira fuga da Escola eu e o Fifas, como convinha.  

2 comentários:

  1. Régua sei bem o que é, ou era no nosso tempo, as canas da Índia que os Professores alegavam que servia como ponteiro, para apontar naqueles grandes quadros de lousa, mas que serviam acima de tudo para nos coçarem as orelhas, mas há ai uma coisa que não sei o que é, a «régua com milheiros» o que é isso de milheiros?
    Um abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar
  2. A Régua de milheiro:- Tinha uns furos e nesses furos metiam grãos de milhos, quando nos davam umas palmatoadas ficavam as mãos a sangrar.
    Até o Padre tinha uma dessas e fui presenteado várias vezes com ela. Mas lá chegaremos.

    ResponderEliminar