quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A minha Comunhão Solene

O meu relacionamento com a Beta Ti Maria Zé nunca tinha sido bom, ela sabia que eu não gostava nadinha daquilo e que estava ali a fazer um grande sacrifício, mas nem por isso evitava que eu fosse dos melhores na Catequese e por muitas voltas que ela tentasse dar eu respondia sempre, porque decorava aquela lenga lenga toda que ela dizia.
Preparativos para a Comunhão Solene
Foram os meus Pais falar com a minha Madrinha e Padrinho, e estes logo acertaram entre si o que dariam: logo o meu Padrinho marcou para irmos ao alfaite para mandar fazer um fato novo e daria ainda o chapéu, enquanto a minha Madrinha comprometeu-se a dar-me os Sapatos, Camisa e Gravata.
A proposta direi que na altura quase era irrecusável e até andei uns dias a portar-me bem. Pela primeira vez iria ter uma fatiota completa.
 A Paz durou pouco!!!
  Naquele tempo o Padre fazia a Selecção de quem iria cantar e quem seria Trombone (não ter voz), como se isso não chegasse decidiu que o Tono Alemão seria o meu parceiro.
O Padre e Eu !!!   
Quando ele me o disse: pedi-lhe para me trocar e evoquei razões:- O Tono era mais velho que eu, também era trombone e levava um fato já p´ra aí em terceira mão vindo dos Irmãos.
    Não me atendeu, porque o que ele não queria mesmo era colocar-me ao lado do Fifas ou do Tono Pombas.
    Disse-lhe então que não iria comungar e pus-me na alheta.
    Lá foi à minha procura uma senhora de Rio Mau (Beata) e depois de muita conversa convenceu-me a ir que segundo ela pedia ao Padre para me trocar o companheiro.
 É o trocas!!! Quando me deitou a mão foi buscar a régua grande com milheiros e toda a dar sem dó nem piedade, ficaram as mão a reverter sangue.
   Claro que mandou dizer aos meus Pais o que estava a  acontecer. Foi o bom e o bonito e mesmo no dia da Comunhão os meus Pais lá íam sempre próximos de mim com medo que eu me pirasse.
   Pensava em fugir, mas o fato e os Galórios para o almoço também ajudaram e muito a que me mantivesse sereno todo o tempo em que durou a cerimónia.

2 comentários:

  1. Estou a ver que a tua embirração com o Padre já vem de longe.
    Já puseste o champanhe no gelo para logo à noite?
    Sim porque já chegamos ao 31 e só faltam 23 horas e picos para o novo ano!
    Apressa-te senão chegas tarde!

    ResponderEliminar
  2. ó Amigo Valdemar, neste caso ganhei-te, fui expulso pela «beata» catequista e assim não fiz a comunhão solene, não me livrei foi de a minha Mãe acertar contas comigo ao saber da expulsão.
    Um abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar