domingo, 19 de dezembro de 2010

O Puto também tinha coisas boas!!!

Tenho vindo a contar as perípécias ocorridas no meu tempo de criança, direi que a procissão ainda vai no adro como ousava dizer-se nas minhas aldeias.
 Mas para que não passe apenas e só a mensagem de que fazia-mos apenas e só coisas más ou péssimas, que a nossa arma era a desobediência etc. etc.
Aqui fica : - Não, no meio de toda esta movimentação ainda nos sobrava tempo para praticar  boas acções.
     Era-mos incapazes de dizer não a qualquer pedido que nos fosse feito, desde o ajudar as pessoas mais idosas a levarem um caneco, ou um regador de água, uma bacia cheia de roupa lavada ou suja, ficar-mos com uma criança, enquanto a Mãe dela tirava ou avinhava a rede.
Enfim, eramos putos amigos de ajudar, também ai de nós se o não fizesse-mos, pois ao chegar aos ouvidos dos nossos Pais as coisas acabariam por nos saír a fava.
     Na minha Aldeia, nós os Putos tinhamos um respeito e obediência para com os mais velhos.
     Sabemos que ao estar-mos sempre por perto deles, fosse nos areios à pesca, fosse, quando amarravam os botenos de Carqueja e Queiró, ou ainda nos lindos bailaricos e cantigas ao desafio, debaixo da Ramada da Beata Ti Maria Zé, ou na Tasca do Pereira em Midões.
As boas e más contribuíram para uma infância de enorme felicidade e a fomentação de uma sã amizade entre os mais velhos e mais novos.

1 comentário:

  1. Todos nós tinhamos respeito e obediência para com os mais velhos... Infelizmente hoje em dia existem valores e morais "de computador" não tendo esta nova geração respeito por ninguém... Pensando a grande maioria que a comida nasce dentro do frigorífico e que o Estado tem o dever de olhar por eles e que se trabalhar dá saúde que trabalhem os doentes!
    Valdemar Alves

    ResponderEliminar